BLOCOS ECONÔMICOS
Questão 1
A redução das tarifas é um dos principais atrativos para a criação de blocos econômicos. Isso acontece por causa da necessidade de outros paises de importar e exportar produtos e serviços. Com a redução das mesmas aumentaria a exportação de seus produtos fazendo com que suas industrias e seus países desenvolve-se. Alem de importar produtos e serviços com preços reduzidos.
Questão 2
A integração econômica e social que podem ser classificada em 4 categorias:
- Áreas ou zonas de livre comércio;
- Uniões Aduaneiras;
- Mercados Comuns;
- União Monetária.
Na fase inicial da criação de bloco o principal objetivo é a isenção das tarifas de importação.
Questão 3
A ALCA participariam do acordo 34 países e eles são:
Antigua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dominica, El Salvador, EUA, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua Panamá, Paraguai, Peru, Republica Dominicana, Santa Lucia, são Cristóvão e Neves, São Vicente, Suriname, Trinidade e Tobago, Uruguai e Venezuela.
Lembrando que o pincipal país interessado na ALCA é o Estados Unidos, e por problemas de divergência política a Cuba ficaria fora desse bloco.
O MERCOSUL é composto pelos seguinte países:
Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador.
Sendo deles 5 paíss membros e 5 associados, E O México como observador.
O Brasil lidera o grupo do MERCOSUL.
Questão 4
Todo comércio deve ser conduzido sem qualquer discriminação. Todas as partes contratantes são obrigadas a conceder um tratamento tão favorável quanto aquela dada a qualquer país, na aplicação de administração dos direitos e impostos de importação e exportação, é o que chamamos de ações recíprocas. A vantagem é concedida por ambas as partes na mesma proporção, inclusive as restrições.
A OMC obriga a todos os países membros a concordar com todos os temas