BLOCOS ECONÔMICOS
Estado É um país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado, possui um conjunto de instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação. É organizado política, social e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. Os elementos constitutivos dos Estados são: População, Território e Governo, sendo s dois primeiros materiais e o último formal. As características do Estado são: soberania, nacionalidade e finalidade. Então, o Estado refere-se ao conjunto de instituições que regulam e dão apoio, que têm população e soberania ao longo de um território definido.
Nação
É a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional. A nação preexiste sem qualquer espécie de organização legal.
Soberania Relaciona-se à autoridade suprema, geralmente no âmbito do país. É o direito exclusivo de uma autoridade suprema sobre um grupo de pessoas — geralmente uma nação. Há casos em que esta soberania é atribuída a um indivíduo, como na monarquia, na qual o líder é chamado genericamente de soberano. Entende-se por soberania a qualidade máxima de poder social por meio da qual as normas e decisões elaboradas pelo Estado prevalecem sobre as normas e decisões emanadas de grupos sociais intermediários, tais como a família, a escola, a empresa, a igreja, etc.. Neste sentido, no âmbito interno, a soberania