Blocos economicos
Blocos Econômicos
Grupos de países que se unem como forma de expandir seus mercados e alcançar um maior crescimento com a criação de uma área de livre comércio em nível mais básico, que pode evoluir para uma união aduaneira e por fim o estabelecimento de uma moeda única. Os principais blocos econômicos são a União Européia e o Nafta. O Brasil faz parte do Mercosul.
São definidos quatro estágios ou tipos de Blocos Econômicos. O primeiro seria a determinação de uma área de livre comércio, que significa que produtos produzidos por um país podem entrar em países que têm esse acordo de livre comércio com ele, isento de taxas e burocracias tradicionais de uma importação normal. Numa segunda fase, de interesses mais amplos, a união aduaneiraapresenta a implementação de condutas de comercio, além de regras para comércios com países que não fazem parte dessa união.
A terceira parte é a criação de um mercado comum, que implica numa integração maior entre as economias e regras de comércio interno e externo, além de englobar a passagem de mercadorias, pessoas e capital entre esses países de forma livre. O estágio máximo de ligação é de união econômica e monetária, que é um mercado comunitário, mas com o diferencial de ter uma moeda comum em circulação nos países que compõem esse grupo.
Esses estágios são baseados nas fases passadas por Bloco Econômicos, mas não são uma ordem obrigatória para sua criação. O que seguiu todos os passos citados foi aUnião Europeia, mas outros já formados não seguiram necessariamente essa ordem e em todos os passos. O Bloco Econômico Mercosul por exemplo, é classificado como união aduaneira; a União Europeia já atingiu a União Econômica e Monetária. Aliás, esses passos são baseados na formação da União Europeia.
Bacia do pacifico
- A expressão Bacia do Pacífico associou-se à noção de um bloco econômico na década de 1970, quando os chamados Dragões