blocos economicos
BLOCOS ECONÔMICOS
MANAUS
2014
CAMILA MENEZES, CINTHIA MINOWA E DEUZIANE BENTO
BLOCOS ECONÔMICOS
Trabalho apresentado à Disciplina de Economia da ESBAM, Curso Ciências Contábeis, 3º período, como requisito de avaliação sob a orientação do Professor Frankilane.
MANAUS
2014
BLOCOS ECONÔMICOS
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho baliza elucidar sobre as principais características e conceitos sobre os blocos econômicos, onde, dentre os principais estão: União Europeia, Nafta, Pacto Andino, Mercosul, Apec, Asean, SADC, etc. Os blocos econômicos são acordos intergovernamentais, e por vezes, organização intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes. E grande parte dos blocos comerciais estão definidos por uma tendência regional podendo ser classificados de acordo com o nível de integração econômica.
Pois, com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos e estes são criados com o intuito de corroborar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Vale ressaltar que são definidos quatro estágios ou tipos de Blocos Econômicos, esses estágios são baseados nas fases passadas por Bloco Econômicos, mas não são uma ordem obrigatória para sua criação. O que seguiu todos os passos citados foi a União Europeia, mas outros já formados não seguiram necessariamente essa ordem e em todos os passos. O Bloco Econômico MERCOSUL, por exemplo, é classificado como união aduaneira; a União Europeia já atingiu a União Econômica e Monetária. Aliás, esses passos são baseados na formação da União Europeia.
Portanto, o comércio