Blocos economicos
É uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto. Os blocos econômicos classificam-se em zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.
Zona de Livre Comércio: Tem como objetivo estabelecer o livre comércio de mercadorias e o investimento entre os países-membros e a gradual eliminação das taxas de importação e tarifas alfandegárias.
União Aduaneira: O objetivo desse tipo de associação é criar uma zona de livre comércio com adoção de uma tarifa externa e uma política comercial comum aos países membros, para comércio com outros países.
Mercado Comum: Além da livre circulação de mercadorias, serviços, mão-de-obra e capitais, o mercado comum abrange as leis industriais, financeiras, ambientais e educacionais.
OS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
MERCOSUL
O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991, com o Tratado de Assunção, é o maior bloco econômico da América do Sul. É formado pelos seguintes países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela (mais recentemente). Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do MERCOSUL é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.
UNIÃO EUROPÉIA
É uma organização supranacional européia dedicada a incrementar a integração econômica e a reforçar a cooperação entre seus estados membros.
Foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países: Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda,