Blindagem eletrostatica e gaiola de faraday
Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora (o que é fácil de provar com a Lei de Gauss).
CONCLUSAO
A gaiola de Faraday consiste numa blindagem elétrica que é conseguida ao criar uma superfície oca feita com uma rede ou malha metálica, isolada da terra. Se a rede ou malha metálica for relativamente fina, as cargas poderão se espalhar uniformemente na superfície externa da gaiola. Esta estrutura previne que sinais elétricos muito fortes, por exemplo, provenientes de um relâmpago criem campos elétricos muito intensos dentro da gaiola.
Isto é conseguido pelo fato que de o campo elétrico externo induzir a mobilidade de cargas na superfície da gaiola cujo campo elétrico vai cancelar o campo elétrico externo no interior da superfície da gaiola. Este fenômeno elétrico ocorre naturalmente e está previsto pela Lei de Gauss:
"O fluxo elétrico líquido, através de qualquer Superfície Gaussiana fechada, é igual à carga líquida no interior da superfície, dividida por ε0 (permeabilidade elétrica do vácuo)."
CURIOSIDADES * as cargas presentes em um material SAO cargas positivas, cargas negativas e neutras). é um material condutor considerado condutor quando oferecer baixa oposição à passagem da corrente elétrica, o que está relacionado com a quantidade de portadores na banda de condução (elétrons livres)). eletrização e é processo no qual um corpo perde ou recebe elétrons). um corpo pode ser eletrizadoquando eletrização por atrito, contato ou indução). O que é campo elétrico? campo de força com origem elétrica gerada por um corpo carregado).