BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 8°. ed. São Paulo: Ática, 1990.
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 8°. ed. São Paulo: Ática, 1990.
Credencias do Autor
Possui graduação em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (1960) especialização em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (1962), mestrado em Linguística Comparativa pela Universite Lumiere Lyon 2(1962) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Professor Adjunto da FGV - Fundação Getúlio Vargas - SP e professor titular da Universidade de São Paulo, atuando no programa de Pós-graduação do Departamento de Linguística. Tem experiência na área de Comunicação e atua principalmente nos seguintes temas: Semiótica - Intertextualidade.
Resumo da Obra
O livro Técnicas de Comunicação escrita, onde o autor narra à história de um gerente apressado e a sua nova secretária. Este gerente escreve um bilhete a secretária pedindo-lhe que comprasse uma passagem de trem para a cidade do Rio de Janeiro, as 08h00min do dia seguinte, a secretária quando lê o bilhete, entende seu pedido de maneira diferente, da qual seu gerente imaginaria ter escrito, e o mesmo acaba perdendo o trem e um possível cliente que iria se encontrar no Rio de Janeiro.
Através do exemplo deste bilhete, o autor apresenta técnicas para escrever e redigir uma mensagem clara e objetiva, discutindo os elementos que compõe o mecanismo da comunicação abordando suas causas, elementos, conceitos e relatando vários aspectos que são essenciais para obter uma comunicação eficaz.
Sendo que para obter uma comunicação escrita eficaz é preciso ter em mente os segredos da comunicação escrita como: o emissor deve transmitir uma mensagem correta informando suas ideias, desejos ou necessidades para que possa obter uma resposta correta do destinatário, tornando os pensamentos comuns, sendo preciso que o destinatário da nossa comunicação seja persuadido a produzir uma resposta,