Blefaroplastia
Introdução
Dermatocálase é uma dobra excessiva dos tecidos da lamela anterior da pálpebra superior ou inferior que pode ter origem familiar, involucional ou ambas. Dentre os sintomas podemos observar a dificuldade de elevação da pálpebra superior, desconforto peri-orbitário secundário ao uso em excesso do músculo frontal e do músculo orbicular, alem de uma diminuição do campo de visão superior.
A blefaroplastia e o método de escolha para restaurar a aparência cosmética da pálpebra e melhorar o campo de visão.
Qualquer modificação da fenda palpebral após a blefaroplastia pode alterar a fisiologia ocular, não sendo rara a ocorrência de síndrome do olho seco após a mesma.
O filme lacrimal foi classificado como uma estrutura de 7-10 de espessura, formada por3 camadas: a lipídica externa, aquosa intermediaria e mucosa interna.
As funções atribuídas ao filme lacrimal são: prevenção do ressecamento e lubrificação da superfície ocular, atividade antibacteriana, oxigenação e nutrição, formação de superfície óptica refrativa, alem de função neutralizadora das substancias com ph acido.
A síndrome do olho seco na população normal varia de 8 a 20%. O diagnostico dessa síndrome e feito baseado nas queixas subjetivas, como sensação de corpo estranho, queimação e fotofobia, alem do exame físico.
Após a aprovação pelo comitê de ética da UNIFESP, foram avaliados 29 pacientes portadores da dermatocalase, atendidos no setor de Plástica Ocular, no período de setembro a novembro de 2003. Todos os pacientes receberam informações a respeito da pesquisa e do tipo de procedimento a ser realizado e assinaram termo de consentimento.
A avaliação pré operatória constituiu em dados referentes aos antecedentes patológicos gerais e oftalmológicos, exame oftalmológicos, alem do exame da região órbito-ocular-palpebral. Realizaram ainda exames objetivos, incluindo o teste de Schimer, o tempo de quebra do filme lacrimal e a