Blackberry
Quando o BlackBerry foi lançado em 1999, para os executivos poderosos e fanáticos por tecnologia era obrigatório possuir um. As pessoas que adquiriram um BlackBerry necessitavam ou queriam acesso constante ao e-mail, à agenda e ao telefone. O fabricante do BlackBerry, a Research in Motion (RIM), relatou apenas 25 mil assinantes no primeiro ano, mas desde então, sua popularidade cresceu de modo impressionante.
Em abril de 2006 a RIM relatou ter 8 milhões de assinantes, e os usuários afirmam que se tornaram dependentes dos aparelhos. O BlackBerry trouxe até novas gírias para o inglês: existem palavras para a paquera via BlackBerry (blirting, BlackBerry + flirting); lesões por esforços repetitivos decorrentes do uso excessivo do BlackBerry (BlackBerry thumb, polegar de BlackBerry); e o uso impróprio do BlackBerry por alguém alcoolizado (drunk-Berrying). Enquanto algumas pessoas dizem que o BlackBerry possibilitou que saíssem do escritório e passassen mais tempo com os amigos e a família, outras o acusam de permitir que o trabalho se infiltrasse em momentos de seu tempo livre. Em 2007 o Blackberry já ultrapassava a marca de 12 milhões de usuários! O Blackberry Curve 8300 foi eleito o Melhor Smartphone pela revista Info Exame em 2006 Neste artigo, vamos examinar a tecnologia “push”, responsável pela popularidade do aparelho, a antiga disputa da RIM com a NTP Incorporated (detentora da patente), e sua disputa atual com a Visto Corporation. Também iremos explorar o hardware e o software do BlackBerry.
Tecnologia “Push” - Um PDA faz muitas das mesmas coisas e foi lançado muitos anos antes que o BlackBerry. Entretanto, até pouco tempo atrás, a única maneira de fazer as informações da maioria dos PDAs coincidir com as informações do computador de uma pessoa, era por meio da sincronizaçãoautomática ou manual do PDA. Isso podia levar tempo e ser inconveniente. Além disso, podia levar exatamente aos conflitos que a posse de