blablabla
Centro de Educação a Distância
ATPS – PLANO DE MELHORIAS DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE DESEMPENHO
Disciplina: Gestão de Desempenho
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Tutora a distância: Jurema Tussi Cunha
Nome completo do Acadêmico – RA
Nome completo do Acadêmico – RA
Nome completo do Acadêmico – RA
Nome completo do Acadêmico – RA
Nome completo do Acadêmico – RA
Nome completo do Acadêmico – RA
Nome completo do Acadêmico – RA
NOME DA CIDADE / UF
2013
INTRODUÇÃO
Abordem os seguintes tópicos na introdução: conceito do Modelo de Gestão por Desempenho e a sua importância no processo de Gestão de Pessoas.
O principal desafio para as empresas é desenvolver e implantar um sistema de gestão do desempenho eficaz e que seja capaz de liderar a organização rumo ao sucesso sustentável. Patrícia conta que muitas organizações, públicas e privadas, empenham-se em desenvolver esses sistemas a partir de modelos tradicionais. Mas, no final das contas, acabam adotando apenas uma ferramenta de avaliação, onde muitas vezes são utilizados indicadores meramente quantitativos, que seguem padrões de mercado. “Em muitos casos, esses indicadores acabam não atendendo as necessidades e a natureza do negócio”, analisa.
Um sistema eficaz deve levar em conta resultado e comportamento, reforça a especialista. Embora se fale usualmente que comportamento é algo subjetivo (e realmente é), é necessário considerá-lo na avaliação. “Isto porque, caso se utilize apenas indicadores quantitativos, corre-se o risco de criar uma cultura de ‘resultado a qualquer preço’, que não se sustenta por muito tempo”, alerta. Não observar (e valorizar) também o comportamento pode significar um descuido em relação ao clima organizacional, o que pode ser fatal para as equipes. “Pode-se construir um modelo que eleve resultados no primeiro processo de avaliação, mas que não se sustentará e poderá causar danos irreparáveis”, pondera