blabla
Radiografia Panorâmica: Também chamada de exame ortopantomográfico, é um importante exame radiográfico utilizado para o diagnóstico e planejamento terapêutico das doenças dos dentes e dos ossos da face. Atualmente, a maioria dos dentistas solicita esse exame no início e no controle dos tratamentos odontológicos. Através desse exame, pesquisam-se reabsorções ósseas e radiculares, cistos, tumores, inflamações, fraturas pós-acidentes, distúrbios da articulação temporomandibular e sinusite. É comum solicitá-lo também como exame pré-operatório em cirurgias dos dentes e ossos.
Telerradiografia Lateral: Técnica radiográfica extra-bucal, que avalia as relações dos elementos dentais com os maxilares, e dos maxilares com relação ao esqueleto facial, podendo assim avaliar os desvios de planos oclusais e alterações pertinentes á intervenção ortodôntica, ortopédica e cirúrgica.
Principais indicações:
1. Na Ortodontia:
Diagnostico inicial – confirmação de anormalidades esqueléticas e/ou de tecidos moles.
Plano de tratamento.
Monitoramento do progresso do tratamento. Por exemplo, na avaliação da necessidade de ancoragem e inclinação dos incisivos.
Apreciação dos resultados alcançados. Por exemplo, 1 ou 2 meses antes da finalização do tratamento, no intuito de assegurar que os objetivos deste tenham sido alcançados e para permitir o planejamento da estabilização.
2. Cirurgia Ortognática
Avaliação pré-operatória dos padrões esqueléticos e de tecido mole.
Auxilio ao plano de tratamento.
Avaliação pós-operatória.
Radiografia P.A. Mandíbula (Towne): Usada para localização, determinação das direções, extensão e complexidade das fraturas; na pesquisa e localização de corpos estranhos, raízes residuais, dentes inclusos, supranumerários e para localização e delimitação de áreas patológicas.
A P.A. de Mandíbula é indicada por dentistas para as seguintes situações:
1. Visualização da