bjkbkjb
455 palavras
2 páginas
Resumo da Entrevista de Jurandir Malerba Sobre a HitorigrafiaLogo no primeiro momento da entrevista o apresentador e entrevistador pergunta de como surgiu essa ideia de publicar texto sobre a historiografia que nunca foi publicado em português? O entrevistado responde que o projeto e antigo no campo da aula de teoria pois serviria não apenas para o professor mas para o aluno que está começando também. Este projeto teve início final do ano 2000 depois que o mesmo terminou o projeto “História Pensada”. Onde teve dois volumes sendo:
1º Vol. Dedicado a construção de ciência que se deu início no século XIX depois de Voltaire que já anunciava a história narrada/crônica.
2º Vol. Cronologicamente posterior fala dos autores que criticaram essa ideia de ciência, e da crise no historicismo na virada do século XIX para XX. Bruno Leal pergunta no 2º Vol. Você fala da crítica da razão metódica que critica ou crise seria essa? Jurandir responde que a grande discussão e o que nós fazemos quando fazemos história? O que podemos ou não fazer quando fazemos história? O que está valendo? Como se dá o reconhecimento do nosso trabalho. Bruno o que e historiografia? Seria o maior símbolo dessa história ciência? Jurandir sempre a dois tipos de história e cabe sempre a nos fazer uma auto crítica para que nos façam ver como eles acertaram onde eles erraram temos que discordar/criticar. Na próxima pergunta Bruno que saber sobre a história publica tendo em vista a escrita da história e a tecnologia. E o Jurandir mostra sua preocupação com a tecnologia em relação “Historia Publica” a pessoas que não são do campo da história como os jornalistas, o público e etc.... mas que estão fazendo história. Nesse momento Bruno pergunta-lhe sobre a Cátedra de Estudos Brasileiros Jurandir conta como foi o tempo que ele passou por lá. Aqui neste momento e aberto a pergunta ao público que questiona-o em relação a historiografia contemporânea e se tem influência quando abordada