Biz 3 prova de geologia
MINERALOIDES: Substancias solidas amorfas (não –cristaina), tais como géis,vidros e carvões naturais não são cristalinas, e portanto não satisfazem às exigências da definição mineral
CLIVAGEM: É a quebra sistemática da massa mineral em planos preestabelecidos que reúnem as ligações químicas mais fracas oferecidas pela estrutura do mineral.
RIOS INFLUENTES: a vazão diminui a jusante, como consequência de recarga subterrânea pelo escoamento superficial (regiões semi-aridas)
SOLOS RESÍDUAIS:formados in situ pela intemperização das rochas
CALCITA: como mineral secundário encontra-se em veios e fraturas em rochas de naturezas diversas . Mineral facilmente solúvel em meio ácido. O emprego mais importante é na fabricação de cimentos e cal para argamassa. Tambémé usado como corretor de PH em solos ácidos.
ELEMENTOS NATIVOS: compreendem qualquer elemento, na sua forma simples (não-combinada,encontrado na natureza. A grafita,encontrada unicamente de carbono, um dos minerais mais comuns desta classe ocorre princopalmente em rochas metamórficas (xistos).
EROSÃO: Remoção física dos materiais pelos agentes de transporte (água,vento,gelo e gravidade)
MINERAIS POLIMORFOS: são aqueles que tem essencialmente a mesma composição química mas estruturas cristalinas diferentes, o que se refere em suas propriedades físicas.
PADOGÊNESE: Processos físico-quimicos responsáveis pela evolução dos perfis de solo (diferenciação dos horizontes)
DEPOSITOS NATURAIS: Constituem um dos mais importantes componentes do registro geológico (evolução tectono-sedimentar de uma bacia)
INTEMPERISMO QUIMICO: HIDRATAÇÃO,hidrolise, oxidação,carbonatação e complexação
FRATURA: é a superfície irregular e curva resultante da quebra de um mineral
FELDISPATO: É comum nas rochas ígneas (granito,sienito), nas sedimentares detrilicas (arenito,arcoseo,) e nas metamórficas (gnaisses e