Birico
· Nessa época, quem tinha o poder nas mãos era a burguesia, pois eram donos de fábricas, de bancos, de terras, que controlavam a situação, portanto, se houvesse uma queda no capitalismo, a burguesia também sofreria essa queda. E essa história continuou, o capitalismo junto com a burguesia, correndo atrás de lucros, e do aumento da produção e os trabalhadores assalariados ou os proletariados, buscando uma vida digna.
· A partir desse pensamento, o capitalismo seguiu a trajetória do sucesso, dando passos gigantescos, até que chegou ao ponto de ter uma super produção, onde os consumidores não tinham a capacidade de obter, tais produtos. E para essas indústrias, que chegaram a esse ponto, essas tiveram que passar a cortar alguns gastos desnecessários, inclusive, alguns trabalhadores que por sua vez não tinham tanta “importância”. Marx chamava isso de irracionalidade econômica do capitalismo, porque como esses trabalhadores eram demitidos, não tinham consumidores, que pudessem adquirir os produtos, pela falta de verba.
· E assim, o capitalismo buscou inovações para, aumentar os lucros. Em meio a essas inovações, as empresas capitalistas buscaram expandir suas indústrias em países mais pobres, com o intuito, de achar mão-de-obra e matéria-prima barata.
· Marx era um socialista, que suas idéias partiam das perguntas: “Por que existem os problemas sociais? de que modo é possível superá-los?" E com isso, esse grande pensador foi criando uma nova idéia de socialismo.
· O Socialismo foi criado por Robert Owen e Charles Fourier, que tinham como pensamento, de uma sociedade justa e mais racional. Porém foram considerados sociaistas