bioética
A Bioética se constitui como um estudo sistemático da conduta humana, examinando-a na área das ciências da vida e dos cuidados da saúde a partir de valores e princípios morais. A Bioética refere-se a uma ética da vida, abordando os temas de forma interdisciplinar. Para Goldim (1998), na Bioética a ética é aplicada às questões da saúde e da pesquisa com seres humanos, possuindo diversas correntes Atualmente a Bioética está cada vez mais em evidência, em função das novas tecnologias que podem envolver o ser humano. Questões como seleção de sexo, formas de eutanásia, distanásia, ortotanásia,reprodução assistida, congelamento de embriões,utilização de células-tronco, entre outras, têm preocupado muito os profissionais da saúde quanto implicações que podem gerar no futuro.
PSICOTERAPIA: QUESTÕES BIOÉTICAS
Questões como a origem da vida, o conceito de morte, a capacidade de tomar decisões difíceis com racionalidade, o valor do princípio da autonomia, dentre outras, são bons exemplos para mostrar a problemática da Bioética como uma disciplina. A Psicologia, assim como a Medicina, na maioria das vezes trata das pessoas no momento em que se encontram mais fragilizadas. Engelhardt (1995) coloca que o médico acompanha o desenvolvimento do ser humano e suas dificuldades desde o nascimento até a morte. A Bioética, na psicoterapia, está muito relacionada à ética pessoal do terapeuta, no sentido de que é através da ética pessoal que se torna possível o respeito aos princípios bioéticos. Assim sendo, o processo psicoterapêutico vai muito além da aplicação de técnicas aprendidas, mas exige, acima de tudo, reconhecer a individualidade e as diferenças década pessoa e compreender esta no seu contexto.
DILEMAS ÉTICOS NA PSICOLOGIA
Por ser um processo que envolve intimidade e grande vinculação emocional, a psicoterapia se coloca na obrigação de priorizar a experiência de cada pessoa.
Por ser um processo que envolve intimidade e grande vinculação