Bioética e o biodireito na pós-modernidade
BIOETHICS AND BIOLAW in postmodernity
MARCOS OLIVEIRA DE MELO
Procurador Federal, mestre em Teoria Geral do Estado e do Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM, pós-graduado em Direito Privado, Direito Processual Civil e Filosofia. Integrante do grupo de pesquisa Bioética e Direitos Humanos CNPq-UNIVEM. Professor Universitário. ANIELLY CRISTINA DE MELO
Graduanda em Direito pela Faculdades Integradas Padre Albino
MARCOS OLIVEIRA DE MELO FILHO
Graduando em Direito pela Faculdades Integradas Padre Albino
RESUMO
A escalada vertiginosa da sociedade pós moderna tornou ainda mais premente a necessidade de repensar as coordenadas e referências axiológicas pelas quais temos orientado nossas vidas. Os dilemas e impasses gerados pela crise permanente de valores mobilizaram a reflexão de juristas e filósofos. A ética caraterizada no “ser” que o torna “humano” exige que o homem assegure à vida, pessoal e socialmente, um caminho humanista com bases sólidas para perfeito convívio com todos os seres. Esse debate refletiu na seara jurídica, notadamente pela necessidade de voltar a postular, contra as exigências do positivismo, a pertinência do pensar sobre valores no campo de estudos científicos a respeito dos ordenamentos jurídicos, o que significou uma nova reaproximação entre os domínios do Direito e da Moral. Decorre dessa reaproximação uma roupagem atual do pensar ético ─ de feitio humanista ─ lastreada na Bioética e Biodireito, considerando a necessidade e premência de estabelecer limites ético-jurídicos pelos quais possamos pautar a convivência coletiva.
Palavras-chave:
Bioétia; Biodireito; Pós-modernidade
ABSTRACT
The dizzying escalation of postmodern society became even more urgent the need to rethink the coordinates and axiological references by which we walked our lives. The dilemmas and impasses generated by the permanent crisis of values mobilized reflection of jurists and philosophers.