Bioética na psicologia
BIOTECNOLOGIA E PSICOLOGIA
Como avançar sem agredir ?
Maio de 2011
[pic]
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
1º SEMESTRE
BIOTECNOLOGIA E PSICOLOGIA
Como avançar sem agredir?
Maio de 2011
BIOTECNOLOGIA E PSICOLOGIA
Como avançar sem agredir?
Relato neste texto aspectos importante da Biogenética Humana, da Biotecnologia, da Bioética, da Psicologia e a importância do conhecimento interdisciplinar. Intensificando o valor da união de conhecimentos, do agregar ciências, para que o resultado de diagnósticos e tratamentos possa ter mais possibilidades de assertividade.
A luz do conhecimento foi acesa, agora cabe a nós saber manipular ou manusear esta luz, que com certeza terá maior brilho e intensidade (resultado e soluções) se interligarmos todas as lamparinas (conhecimentos).
A intensidade com que tudo se modifica, se renova ou se é descoberto, lança novos desafios na área da Psicologia e da Biogenética. Nem tudo tem resposta em um só lugar, em uma só ciência. Afinal, o ser vivo é complexo, multifacetado e adaptável, como seriam possíveis definições ou conhecimentos unilaterais?
Muitos dilemas envolvendo a psicologia já são enfrentados por profissionais que atuam na saúde. Porém há aspectos teóricos importantes a serem considerados no estudo da psicologia hoje, como os dilemas morais comuns ao desenvolvimento humano em meio aos avanços tecnológicos tais como a produção assistida, seleção do sexo, terminalidade, mais não somente estes. Consideramos também como pertences ao campo da ética e da bioética tarefas evolutivas do ser humano como a opção ou não pela maternidade/paternidade e as condições psícas e ambientais para estas decisões.
A Psicologia gradualmente vem inserindo no campo da bioética, através da contribuição dos seus diversos ramos. A psicologia social, por exemplo