biotina
- Levedo de cerveja
- Fígado de galinha
- Fígado de boi
- Gema de ovo crua
- Leite
- Peixes
- Nozes
- Gérmen de trigo
- Amendoim
- Farinha de aveia
- Chocolate
- Arroz Integral
Deficiência de biotina:
Pode levar a um quadro de: depressão, letargia, eczemas, anorexia, náuseas, vômitos, inflamação da língua e dores musculares. Crianças com dermatites seborréias, evidenciam-se por face e couro cabeludo seco e escamoso, pode também ser causado por deficiência de Biotina. A deficiência da biotina está relacionada com alterações no eletrocardiograma, dores musculares e anorexia.
- Participa do processo de gliconeogênese;- Atua na oxidação e síntese de ácidos graxos;- Participa da síntese de purinas;- Atua na formação da pele;- Atua no metabolismo de carboidratos e proteínas.Problemas de saúde causados pela deficiência da Vitamina H:- Em adultos pode causar palidez, dermatite seca, dores musculares, falta de apetite, flacidez e alopécia.
Absorção, destino e excreção :
A biotina ingerida é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal e aparece na urina predominantemente sob a forma de biotina intacta e em menores quantidades na forma dos metabólitos bis-norbiotina e sulfóxido de biotina. Os mamíferos são incapazes de degradar o anel da biotina.
Reações ao excesso de biotina:
Não há casos conhecidos de efeitos causados pelo excesso dessa vitamina, pois, como falamos anteriormente, o corpo absorve apenas a quantidade necessária para a sua função diária e depois elimina o excesso pela urina.