Biotecnologia
TECNOLOGIA DA BAHIA
CURSO DE ELETROMECÂNICA- MODALIDADE- INTEGRADO
BIOLOGIA
CAIO NEVES
BIOTECNOLOGIA
Simões Filho
2014
CAIO NEVES
BIOTECNOLOGIA
Análise apresentada à disciplina Biologia como requisito parcial para a provação no curso de Eletromecânica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
Professora: Núbia
Simões Filho
2014
1.1 – BIOTECNOLOGIA
A biotecnologia é o conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. A biotecnologia também utiliza o DNA em técnicas de DNA recombinante.
A origem desta palavra é grega: bio = vida; logos = conhecimento e tecnos = práticas em ciência.
1.2 CLONAGEM
Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – micro-organismo, vegetal ou animal.
A reprodução assexuada é um método próprio dos organismos constituídos por uma única ou por um escasso número de células, por via de regra absolutamente dependentes do meio onde vivem e muito vulneráveis às suas modificações.
Clonagem em biologia é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas se reproduzem assexuadamente. Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos. Mas, genericamente, o termo refere-se à produção de várias cópias de um produto
CLONAGEM INDUZIDA
A clonagem induzida é feita a partir de um processo no qual é retirado de uma célula o núcleo, e de um óvulo a membrana. A junção dos dois depois é colocada numa barriga de aluguel, ou mesmo em laboratório, para a clonagem terapêutica.
A