Biotecnologia
Definição: Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade. Características:
A biotecnologia combina disciplinas tais como genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, com a engenharia, tecnologia da informação, robótica, bioética e o biodireito, entre outras.
A origem desta palavra é grega: bio = vida; logos = conhecimento e tecnos = práticas em ciência.
Podemos citar algumas áreas que foram desenvolvidas com a ajuda da biotecnologia:
Agricultura
Mineração
Pecuária
Saúde
Indústria
Objetivos
Agricultura:
Por meio da biotecnologia, é possível alterar o genoma das plantas e torna-las mas resistentes a pragas e melhorar sua produtividade, fazendo com que cresçam mais rápido, sejam mais nutritivas entre outras qualidades.
Mineração:
O campo da metalurgia extrativa, mais especificamente da hidro metalurgia, a lixiviação bacteriana de minérios vem merecendo crescente atenção como alternativa para os processos convencionais. Analogamente a lixiviação convencional, baseia-se na solubilidade dos metais em soluções adequadas por meio de reações químicas e também de reações bioquímicas. Cobre, urânio e zinco são exemplos de minerais que podem ser recuperados através de lixiviação bacteriana.
Agropecuária:
Inseminação Artificial: A técnica de inseminação artificial em bovinos teve um rápido crescimento a partir de meados da década de 70. Como impactos decorrentes da inseminação artificial podem ser citados: aumento da produtividade na produção leiteira e liberação de áreas antes ocupadas com pastagens para outra atividades agrícolas.
Transferência de Embriões: O estudo de transferência de embriões é novo no País, tendo sido iniciado no final da década de 70. A transferência de embriões na seleção de mães de produtoras e reprodutores, na propagação de