Biotecnologia
É a tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina. É ainda um ramo de pesquisa que estuda formas de se usar organismos vivos, com a finalidade de resolver algum problema ou para criar algum produto útil à humanidade. Esta tecnologia implica a modificação direta do genomados organismos, pois são introduzidos intencionalmente fragmentos de DNA que possuem uma determinada função pretendida. Sendo assim, por meio de engenharia genética, o gene que contém a informação para síntese de uma determinada proteína pode ser transferido para outro organismo que então produzirá grandes quantidades dessa substância. A partir da descoberta da estrutura do DNA, houve uma revolução incrível na área da genética e biologia molecular, surgindo, então, a chamada biotecnologia moderna, a qual consiste na manipulação controlada e intencional do DNA por meio das técnicas de engenharia genética. Por meio de tais técnicas foi possível a produção de insulina humana em bactérias e o desenvolvimento de inúmeras plantas transgênicas a partir da década de 80.
É usada na indústria, saúde, alimentação, pecuária, mineração, extração de petróleo, agricultura, tratamento de resíduos e efluentes, entre outros. A biotecnologia é fundamental para a síntese de medicamentos que são formados a partir da manipulação de microorganismos e genes, como a Insulina, Hormônio de crescimento, vacinas e mais alguns; tal como é fundamental na agricultura para a produção de alimentos transgênicos e alguns pesticidas. Na área industrial, a aplicação à biotecnologia é um pouco mais complicada, envolvendo obtenção de enzimas, biossensores, biogás e alguns ácidos.
Os cientistas podem usar a biotecnologia e a modificação dos genes para, transformar um alimento convencional em outro que seja mais tolerante aos herbicidas, ou desenvolver variedades de produtos enriquecidos nutricionalmente, ou ainda que ajudem os seres humanos no combate a