Biotecnologia
A Biotecnologia ocupa-se da manipulação de organismos, células ou moléculas biológicas com aplicações específicas. Baseia-se em fermentação. processos de
BIOTECNOLOGIA
DIAGNÓSTICA
TERAPÊUTICA
ANTI… ANTI…QUÊ ? Os anticorpos dada a sua elevada especificidade, podem ser biomedicamente utilizados: Na identificação de antigénios específicos; No ataque “cirúrgico” a células que apresentem antigénios específicos.
ANTICORPOS
POLICLONAIS
MONOCLONAIS
ANTICORPOS POLICLONAIS
São produzidos como resultado da estimulação de vários clones de linfócitos B, em resposta a um determinado antigénio. Cada grupo de clones produz diferentes anticorpos que apresentam especificidade para cada um dos diferentes determinantes antigénicos.
São utilizados em seroterapia, forma de imunidade passiva.
ANTICORPOS MONOCLONAIS
São obtidos, laboratorialmente e em grandes quantidades a partir da estimulação de um único clone de linfócitos B. São todos iguais e específicos de um só determinante antigénico.
ANTICORPOS MONOCLONAIS Aplicações biomédicas: Diagnóstico de doenças/condições clínicas Imunização passiva
Tratamento de cancro
Enxertos e transplantes
Antídotos para venenos e drogas
BIOCONVERSÃO Ramo da Biotecnologia que recorre a microrganismos capazes de realizar determinadas reacções químicas de transformação de compostos estruturalmente semelhantes, com aplicação terapêutica, produzidos em grandes quantidades e em condições mais favoráveis que a síntese química.
PROCESSO BIOTECNOLÓGICO
VANTAGENS DA BIOCONVERSÃO Obtenção de produtos que resultam de vias metabólicas complexas e cuja síntese in vitro é difícil, se mesmo não impossível. Diminuição do número de etapas necessárias para a obtenção do produto o que torna a sua produção mais rápida e económica. Maior grau de pureza dos produtos obtidos, diminuindo o risco de reacções alérgicas.
QUAIS OS PRODUTOS OBTIDOS?
Vitaminas Vacinas