Biotecnologia
Transgênicos
O que são Transgênicos e qual seu objetivo?
Podemos chamar de transgênicos todos os organismos onde foram implantados materiais genéticos de outros seres. Usamos a transgenia desde o ano de 1970, quando foi descoberto o DNA recombinante (componente cromossômico que transmite as informações genéticas e que é o principal constituinte dos genes).
O objetivo da transgenia são as melhorias dos organismos onde ela é usada. Podemos ter como um exemplo as plantações de milho. Agricultores podem usar sementes transgênicas para obterem mais alimento, e consequentemente, mais lucro. Também ajudam na medicina e no agronegócio.
Como são originados os Transgenes?
Para que determinado gene seja alterado, o DNA precisa ser estudado para que saibamos onde esta molécula está localizada. Depois de localizado, o gene é extraído, isolado e inserido em bactérias (assim obtemos várias copias da molécula).
O gene de interesse sofre transformação, com a associação de um promotor, de uma sequência terminadora e ainda de um gene marcado com seu respectivo promotor, originando o transgene.
Por que Transgênicos tem sido rejeitados em certos países?
Gerou-se uma certa polêmica em torno dos alimentos e medicamentos transgênicos, e alguns países como Japão tem rejeitado qualquer organismo geneticamente alterado.
Uma das preocupações destes países é a Polinização Cruzada; transgênicos podem se misturar com organismos que ainda não foram alterados. Outra delas pode ser a Alergenicidade, ou seja, as reações alérgicas que alguns desses alimentos podem causar em humanos e animais. Houve um caso onde a Soja seria portadora de genes nocivos.
Impactos positivos:
Alguns estudos comprovaram que alimentos Transgênicos poderiam reduzir os problemas com fome em todo o mundo, visto que poderia aumentar a produtividade em variadas culturas.
Outro argumento a favor de alimentos geneticamente alterados é a redução de compostos químicos utilizados,