Biotecnologia
A Biotecnologia Moderna oferece inovadoras possibilidades para a produção de substâncias químicas e processos mais limpos. Em seu cerne está o princípio de se trabalhar em harmonia com o mundo natural. A Biotecnologia tem soluções para atender à humanidade em suas mais diferentes necessidades (alimentos, energia, medicamentos), bem como suplantar tecnologias que poluem a biosfera ou que contribuam para a depleção de fontes finitas. No entanto, a indústria, a comunidade científica e o governo necessitam trabalhar em conjunto para que o Brasil possa lançar mão plenamente do potencial da Biotecnologia, a fim de alcançar sua sustentabilidade industrial/econômica/ambiental e permitir que o país siga a sua vocação natural para essa área.
Estamos convictos da importância da Biotecnologia para o Brasil, pois ela concilia o desenvolvimento tecnológico com a preservação ambiental. Somos conscientes de que o meio ambiente brasileiro representa um ativo de valor incalculável e contribui decisivamente para a representatividade brasileira no cenário internacional. Para isto registramos nosso firme propósito e compromisso de contribuir efetivamente na formação de massa crítica capacitada para atuar nesta importante área, permitindo a inserção desses profissionais em um mercado cada vez mais competitivo e regulador em termos de produtos e processos.
INTRODUÇÃO
Várias foram as sugestões apresentadas visando dar uma definição para Biotecnologia. Uma delas, proposta pelo prof. Antônio Paes de Carvalho, é suficiente para alcançar o objetivo de tomar conhecimento do que hoje se entende por Biotecnologia: “o conjunto de conhecimentos técnicos e métodos, de base científica ou prática, que permite a utilização de seres vivos como parte integrante e ativa do processo de produção industrial de bens e serviços”
As várias tentativas de definição existentes mostram nitidamente que se trata, portanto, de um campo de trabalho multidisciplinar, tendo a