Biotecnologia e Transgenicos
A biotecnologia é a união de biologia com tecnologia; um conjunto de técnicas que utilizam os seres vivos no desenvolvimento de processos e produtos que tenham uma função econômica ou social. Envolve várias áreas do conhecimento e assim vários profissionais, sendo uma ciência de natureza multidisciplinar.
O princípio de biotecnologia é muito antigo. Por exemplo, a utilização da levedura na fermentação da uva e do trigo para produção de vinho e pão vem de muitos anos antes de Cristo. Com a evolução da ciência, a biotecnologia evoluiu, aumentando seus benefícios econômicos, sociais e ambientais. Louis Pasteur foi um grande cientista para o avanço da biotecnologiadescobriu os microrganismos em 1861, Gregor Mendel a hereditariedade em 1865, James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA em 1953.
A partir da descoberta do DNA, ocorreu uma grade revolução na área da genética e biologia molecular, surgindoa biotecnologia moderna, que consiste na manipulação controlada e intencional do DNA por meio das técnicas de engenharia genética, sendo possível a produção de insulina humana em bactérias e o desenvolvimento de inúmeras plantas transgênicas.
As várias técnicas relacionadas à biotecnologia têm trazido, benefícios para a sociedade. As fermentações industriais, a produção de remédios, vacinas, antibióticos e vitaminas; a utilização de biofungicidas para o controle biológico de pragas e doenças; o desenvolvimento de plantas e animais melhorados utilizando técnicas convencionais de melhoramento genétic, a transformação genética e diversas outras técnicas.
Várias etapas estão envolvidas na obtenção de um organismo transgênico como o isolamento e a caracterização do gene de interesse, a introdução e incorporação do gene, a regeneração e seleção das células transformadas, a aclimatação e os diferentes testes genotípicos e fenotípicos com os transgênicos. Diferentes estratégias podem ser utilizadas em cada etapa da