Biotecnologia e propriedade intelectual
TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITO DE AVALIAÇÃO DO 5º PERÍODO DO CURSO DE DIREITO, DA FACULDADE DE TELÊMACO BORBA.
Matéria: Direito de Propriedade Industrial Professor: Roberto Rushel
TELÊMACO BORBA - PR
2010
Biotecnologia e Propriedade Intelectual
BIOTECNOLOGIA
1 INTRODUÇÃO
Biotecnologia é uma área muito abrangente e que necessita muitas pesquisas e muitos recursos para tanto. Sua aplicação pode ser a solução de inúmeros problemas desde que respeite as normas, os limites impostos pelos órgãos e pela natureza.
2 BIOTECNOLOGIA - CONCEITO
Bio quer dizer vida; logos, significa conhecimento e tecnos designa a utilização prática da ciência.
O termo biotecnologia foi empregado pela primeira vez em 1919, por um engenheiro agrícola da Hungria. Mas, no sentido amplo, a humanidade vem utilizando a biotecnologia desde a antigüidade. Desde cerca de 1800 a.C. a humanidade vem utilizando fermentações de leveduras para a fabricação de vinho, pão, queijo, etc.
Subseqüentemente, o homem tem ampliado as técnicas de manipulação dos seres vidos, promovendo um desenvolvimento significativo nas mais variadas áreas, como agricultura, medicina, indústria química, etc.
Com o conhecimento da estrutura do material genético, do DNA (ácido desoxirribonucléico), e o correspondente código genético, teve início, a partir dos anos 70, a biotecnologia como usualmente é considerada e que trata da transferência de genes entre espécies, resultando no caso dos vegetais, das plantas geneticamente modificadas, também denominadas transgênicas ou OGM (organismo geneticamente modificado).
Assim, a biotecnologia é o ramo da ciência que pesquisa e promove a transferência de genes de uma espécie para outra, a fim de atribuir a esta última características naturais da primeira. A utilização da biotecnologia tem possibilitado o surgimento