Biotecnologia e Desenvolvimento Sustentável
IFPB-CAMPUS PRINCESA ISABEL
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA
CARLA BARBOSA
RAFAELA SANTOS
MATHEUS DAVID
MIGUEL THIAGO
BIOTECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOCENTE: BRUNO
PRINCESA ISABEL
OUTUBRO, 2013
CARLA BARBOSA
RAFAELA SANTOS
MATHEUS DAVID
MIGUEL THIAGO
BIOTECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Trabalho apresentado ao professor Bruno para obtenção da segunda nota da disciplina Microbiologia do curso Tecnologia em Gestão Ambiental, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus Princesa Isabel.
PRINCESA ISABEL-PB
OUTUBRO, 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. HISTÓRICO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 05
3. GERAÇÃO DE ENERGIA: AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE ETANOL 07
4. PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO AMBIENTAL 08
5. BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS 10
6. CONCLUSÃO 11
7. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO A população passou a ter consciência de que os recursos naturais eram esgotáveis. O modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Segundo Bellen (2003), o crescimento e reconhecimento do tema sustentabilidade não vieram acompanhados de uma discussão crítica a respeito do seu significado efetivo e nem de medidas necessárias para alcançá-lo. Sendo assim, observa-se a necessidade de novas técnicas, bem como medidas que discutam e apliquem de maneira efetiva a realização de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. A biotecnologia, com grandes e notáveis avanços, atualmente é uma das ciências que muito tem feito para auxiliar o desenvolvimento, visto que, elabora novas técnicas de manejo e utilização de recursos