Biotecnologia - Universidade Anhembi Morumbi
1. DNA polimerase é uma enzima responsável pela polimerização, ou seja, duplicação das novas fitas do DNA. É a enzima responsável pela complementação da fita de DNA.
RNA polimerase é a principal enzima do complexo enzimático responsável pela transcrição do DNA em RNA.
2. Os Exons são as partes do ADN que são convertidas no RNA de mensageiro maduro (mRNA). O processo por que o ADN é usado enquanto um molde para criar o mRNA é chamado transcrição.
Este mRNA submete-se então a um processo mais adicional chamado a tradução onde o mRNA é usado para sintetizar proteínas, através de um outro tipo de RNA chamado molécula de transferência (tRNA).
Os Introns são partes dos genes que não codificam directamente para proteínas. Os Introns podem variar em tamanho dos 10's de pares baixos a 1000's de pares baixos.
3. Após a transcrição, o RNA resultante é chamado de transcrito primário. Os transcritos primários de RNA mensageiro (mRNA), em procariontes, sofrem pouco ou nenhum processamento após sua síntese e, em geral, são traduzidos ainda durante a sua produção. Entretanto, nos eucariotos, o transcrito primário necessita de algumas alterações para adquirir maior estabilidade e caracterizar a molécula de RNA que irá para o citoplasma ser traduzida. O conjunto dessas alterações necessárias é chamado de processamento do RNA.
RNA mensageiro: O RNA mensageiro possui as informações para a síntese do RNA. Ele possui as trincas de bases nitrogenadas que definem os aminoácidos. O RNA transportador possui o anticódon, que vai se encaixar com o códon do RNA mensageiro. Por exemplo, se o códon for AAA, o anticódon será UUU, e o aminoácido formado será a lisina. Mas os RNAs só se encaixam se códon e anticódon forem correspondentes.
4. Verdadeiro.
5. A) Gerar mutações na molécula de DNA para aumentar a variabilidade genética.
6. A) A união dos éxons em uma molécula precursora de RNA.
7. B) Na direção 5’ para 3’
9. O ciclo celular compreende os