Biotecnologia na producao de medicamentos
A biotecnologia é aplicada em diversos processos da medicina humana e animal, principalmente no que diz respeito a produção de medicamentos e vacinas.
Por meio da biotecnologia é possível a produção de insulina humana, novas vacinas e diversos medicamentos.
O uso de enzimas na produção de medicamentos é bastante viável e garantem um grande potencial terapêutico, para isso, as enzimas devem ter algumas características, como:
• Baixa resposta imunológica, como afinidade voltada ao problema em questão. • Alta atividade e estabilidade em PH fisiológico, com retenção da atividade e estabilidade em soro animal. • Alta afinidade pelo substrato. • Baixa taxa de eliminação da circulação quando injetados. • Pouca inibição pelos produtos ou constituintes normais encontrados nos fluidos corporais. • Não tenham necessidade de co-fatores exógenos. • Efetiva irreversibilidade da reação enzimática sob condições fisiológicas.
Enzimas em Medicamentos e Analise Clinicas:
Atualmente algumas enzimas tem ganhado, como aquelas que são usadas contra a leucemia, uma delas é a L-asparaginase, que é obtida da E.coli, outras enzimas como a streptoquinase e uroquinase são usada no tratamento de tromboenbolias.
As proteases, tripsina e quimiotripsina são muito utilizadas em casos de inflamação, quando associadas a antibióticos ou analgésicos.
As enzimas são muito utilizadas também como reagentes para determinação de substrato, para determinação da atividade da enzima presente em fluidos biológicos e como enzimaimunoensaios, por isso são chamadas de agentes de diagnóstico, principalmente nas analises clinicas.
Em enzimologia clinica, a dosagem da atividade enzimática dos fluidos biológicos, possibilita o diagnóstico de algumas alterações fisiológicas provocada por doenças ligadas aquele órgão.