biossegurança
Biossegurança significa vida livre de perigo, genericamente, pode ser considerada como ações que contribuem para a segurança das pessoas (COSTA, 2005). Deste modo, confere-se à biossegurança como um mecanismo que tem por objetivo controlar e minimizar os riscos pertinentes à exposição, manipulação e uso de organismos vivos que podem causar efeitos desfavoráveis ao homem, bem como a animais e ao meio ambiente (COSTA, 2000)
As medidas de biossegurança são:
Conjunto de saberes direcionados para ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, as quais possam comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas e do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos (BRASIL, 2005, p.11).
Com relação ao ambiente de trabalho em laboratórios, os profissionais estão constantemente sujeitos a reagentes químicos, fluidos biológicos, material possivelmente contaminado, radiação, materiais perfuro cortantes e muitos outros riscos potenciais (ARAÚJO, 2003).
Objetivo
O objetivo deste é conhecer os equipamentos básicos e caracterizar os riscos associados a cada equipamento.
Equipamentos
Secador a vácuo
Seus riscos são principalmente a temperatura muito alta e a pressão a vácuo. É utilizado para remover a umidade de determinado produto.
Estufa de Esterilização a Seco
Seus riscos é principalmente a temperatura. E é utilizado pra esterilização de determinados materiais por um período longo.
Lavadora Ultra Sônica
Seus riscos são principalmente alta temperatura e a desestabilização de algumas proteínas. Ele é utilizado para lavagem de resíduos laboratoriais e clínicos. Este equipamento esteriliza os objetos associando a frequência ultra-som com calor.
Evaporador Rotativo
Seus riscos são a temperatura muito alta, choque e vapores. É utilizado para remoção de solventes voláteis. Por meio dos processos de evaporação e condensação, ele