Biossegurança
É a ciência que estuda o manuseio de substâncias biológicas avaliando todas as condiçõesque serão necessárias para a atividade de enfermagem.
1.2– Considerações gerais :
Em 1996, foi publicado um manual sobre a orientação que devemos ter ao manusear sangue,líquidos e fluidos corporais, o sistema abordou as seguintes questões:
Precauções padrões ou universais;
Precauções baseadas na rota de transmissão;
Precauções Empíricas;
As precauções universais são medidas adotadas pelos profissionais da saúde envolvidos naassistência aos pacientes independente da doença diagnosticada.O profissional de saúde deve ter uma postura consciente da utilização destas precauções comoforma de não se infectar ou servir de fonte de contaminação. A adoção destas medidas é importante para não adquirir doenças tais como a Hepatite B e C, AIDS, sífilis doença de Chagas , influenza ,além de tuberculose e outras patologias respiratórias.
1.3- Saúde Ocupacional e medidas de segurança:
A segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas visandominimizar os acidentes de trabalho.
1.4- Doença Ocupacionais :
São disfunções orgânicas provindas do trabalho temos determinadas patologias que são características, tais como
Lombalgia ;
•
Acidentes com materiais perfuro-cortantes;
•
Contato com secreção e eliminação;
•
Contato com produtos químicos;
•
estresse irritação cansaço desânimo;
PROFESSORA IRIS CORRÊA
ENFERMAGEM EM BIOSSEGURANÇA2-TIPOS DE PROTEÇÃO UNIVERSAL:2.1-Lavagem das mãos : A lavagem das mãos é de extrema importância para a segurança do paciente e do próprio profissional, haja vista que, no hospital, a disseminação de microrganismosocorre principalmente de pessoa para pessoa, através das mãos.
2.2- Uso de luvas esterilizadas e de procedimento:
O uso de luvas deve ser quando o profissionalfor realizar:
•
manipulação de sangue e outros líquidos corporais ;
•
manipulação de membranas e mucosas ;
•