Biossegurança
O ambiente hospitalar é um dos poucos onde encontramos todos os riscos existentes - físico, químico biológico e ergonômico - assim sendo considerado ambiente de trabalho insalubre.
A preocupação com os profissionais desta área surgiu na década de 70, quando pesquisadores da USP enfocaram na saúde ocupacional do profissional desta área, observado-se que em 1971 ocorreram 4.468 acidentes neste tipo de estabelecimento no Brasil.
A conscientização, prevenção, reconhecimento dos riscos no ambiente de trabalho e treinamento contínuo são essenciais para a segurança dos profissionais da saúde e pacientes.
- O SESMT, a CIPA e a segurança
A instrução normativa número 78 de 2002, define acidente do trabalho "Exercício da atividade á serviço de empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou pertubação funcional que cause a morte ou a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho" . As razões para explicar o elevado número de ocorrências de acidentes no ambiente hospitalar são falhas nos projetos de sistemas do trabalho, equipamentos, ferramentas, deficiência nos processos de manutenção e o fator humano, como características psicossociais e atitudes negativas para com as atividades prevencionistas.
O SESMT como a CIPA são instrumentos que os trabalhadores e as empresas dispõem para tratar a prevenção de acidentes e das condições do ambiente de trabalho.
-Norma Regulamentadora 32 - NR 32
De acordo com a Norma Regulamentadora 32 (NR-32, 11/11/2005), entende-se por serviços de saúde qualquer pavimento ou edificação destinada à prestação de assistência a saúde da população e toda e qualquer ação destinada à promoção, recuperação, assistência e pesquisa de ensino em saúde seja qualquer nível de complexidade.
Ainda, consideram-se Agentes Biológicos todos os microorganismos modificados ou não em laboratório, as culturas em