biossegurança
INTRDUÇÃO
O relatório vai identificar todas as Análises Clínicas que oferece severos riscos aos usuários. Toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro do laboratório apresenta riscos e estão propensas e acidentes. Onde devemos então utilizar as normas de conduta para assegurar a integridade das pessoas, instalações e equipamentos. Os riscos presentes estão divididos em três grupos: Riscos Físicos, Riscos Químicos e Riscos Biológicos.
Risco Físico: cortes, contusões, queimaduras, choque elétrico e entre outros.
Riscos Químicos: substancias tóxicas, corrosivas, irritantes, anestésicas, entre outros.
Riscos Biológicos: contaminação com microrganismo, intoxicação e entre outros. Então para prevenir e combater todos esses riscos que encontramos dentro do laboratório, deveram usar todas as técnicas e recursos que permite trabalhar sem prejuízos a saúde. Neles então contidos: EPI (Equipamento de Proteção Individual) e Técnicas Assépticas; Vacinação; EPC (Equipamento de Proteção Coletiva); POP (Estabelecer Normas de Procedimento Operacional Padrão) ; Normas de Biossegurança; Lavar as Mãos.
METODOLOGIA
Foi visto a importância de se usar o jaleco, sapato fechado, calça comprida, luvas descartáveis, mascara asséptica, gorro e óculos de proteção. Pois a falta desse EPIs implicará e não poderá assistir a aula. Deve ter muito cuidado para manusear as substâncias químicas, evitando o contado direto com a pele e vias respiratórias. Se estiver o contato lavar com bastante água a região. Volumes de soluções padronizadas, tiradas dos recipientes de origem e não utilizadas, deveram ser descartados e não retornadas ao recipiente de origem. Não usar o mesmo equipamento volumétrico para medir simultaneamente