biossegurança
SÍMBOLOS DE BIOSSEGURANÇA
Tóxico: indica substâncias que, por inalação, ingestão ou penetração cutânea, podem implicar em riscos à saúde e até mesmo levar à morte.
Corrosivo: indica produtos químicos que causam destruição de tecidos vivos e/ou materiais inertes.
Inflamável: indica produto inflamável, que deve ficar longe de chamas e guardado em algum local fresco e arejado.
Explosivo: indica material que pode explodir e necessita de cuidado minucioso no transporte e manuseio.
Alta voltagem: indica locais perigosos por conter eletricidade exposta.
Risco biológico: indica algum organismo ou substância que traz ameaça à saúde humana ou animal.
Radioatividade: indica produtos químicos que emitem radiação e exigem equipamento de segurança adequado (luvas e macacão de segurança) para a manipulação.
Risco para o meio ambiente: indica produtos perigosos para a natureza.
Lave as mãos: Este símbolo traduz a necessidade de lavagem das mãos durante o experimento. Não toque nos olhos, boca e nariz enquanto estiver manuseando produtos químicos.
Este é o símbolo do kit de primeiros socorros, todos os laboratórios precisam estar equipados com ele, além de medicamentos, contém manta apaga-fogo (para caso de incêndios) e produto lava-olhos (para respingos de ácidos nos olhos).
Perigo Vários: Sempre que não exista sinalização mais adequada à situação de perigo deverá afixar-se este sinal. Geralmente é utilizado com uma placa adicional assinalando o perigo, salvo se este for evidente.
Raio Laser: As fontes de emissão de raios laser deverão ser devidamente sinalizadas. Assim, este sinal deverá ser afixado nos locais e seus acessos onde as radiações laser são utilizadas, nomeadamente em unidades de saúde e de tecnologias da informação, na metalomecânica e nos trabalhos de lapidação de vidros e diamantes.
Tropeçamento: