biossegurança
BOAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIOS E SERVIÇOS DE SAÚDE
O estabelecimento de mudanças nas práticas de trabalho envolve a implementação e o desenvolvimento de uma política específica de revisão de procedimentos e alterações nas atividades realizadas pelos profissionais de saúde, de modo a reduzir a probabilidade da exposição a materiais biológicos.
Grande parte destas ações está direcionada a cuidados específicos com materiais perfuro cortantes, à prevenção da contaminação ambiental por materiais biológicos e à subsequente exposição dos patógenos de transmissão sanguínea.
A seguir, são descritos exemplos de normas técnicas e procedimentos que proporcionam segurança nas atividades diárias dos trabalhadores, facilitando a rotina de trabalho. Cabe ressaltar que cada laboratório ou ambiente de trabalho deve desenvolver seu próprio roteiro de boas práticas, acrescentando novas técnicas na medida em que se modificam as condições de trabalho ou quando a equipe julgar necessário.
Normas Gerais
1. Seja consciente do que estiver fazendo.
2. Procure manter as técnicas e procedimentos utilizados em seu trabalho sempre atualizados.
3. Procure organizar um protocolo de atividades que irá realizar no dia. Isso evita paradas desnecessárias ao longo das suas atividades.
4. Ao término das suas atividades, recoloque os materiais nos locais em que foram retirados, o que possibilita que outros possam facilmente localizá-los quando necessário.
5. O acesso ao laboratório deverá ser limitado ou restrito quando houver experimentos em andamento.
6. Procure desenvolver suas atividades nos horários de menor fluxo de pessoas. Isso possibilita maior atenção às suas atividades e maior disponibilidade de equipamentos e materiais.
7. Use protetor auricular sempre que exercer atividades que possam gerar ruído elevado.
8. Evite ao máximo a geração de aerossóis. Procure realizar movimentos leves, quando estiver manuseando produtos que possam gerar aerossol.