Biossegurança
Alunas: Ana Caroline Bianca Brandão Marilia Espindula
Relatório Biossegurança
20/02/2014 Caruaru.
INTRODUÇÃO:
A biossegurança compreende um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, aliviar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente. Desta forma, a biossegurança caracteriza-se como estratégica e essencial para a pesquisa e o desenvolvimento sustentável sendo de fundamental importância para avaliar e prevenir os possíveis efeitos adversos de novas tecnologias à saúde.
Devido à natureza dos serviços efetuados em laboratórios onde são manipulados microrganismos de reconhecida importância médica, os profissionais e alunos que neles trabalham estão sujeitos a riscos biológicos e muitas oportunidades de contrair infecções de severas consequências resultantes da exposição a agentes patogênicos. A ocorrência de infecções adquiridas em laboratórios não diz respeito somente ao laboratório de microbiologia, pois infecções têm ocorrido também em laboratórios físico-químicos, químicos e biotecnológicos.
OBJETIVOS:
Alertar os riscos que poderão ocorrer em laboratórios e avaliar as normas de seguranças que consistem na junção de práticas, técnicas, equipamentos e instalações laboratoriais.
DESENVOLVIMENTO:
O acesso ao laboratório deve ser restrito e limitado;
As pessoas devem lavar as mãos após o uso de materiais e antes de saírem do laboratório;
Não é permitido comer, beber, manusear lentes de contato, aplicar cosméticos ou armazenar alimentos para consumo na área de trabalho;
Descarte adequado pra o material biológico
Área física
Ambiente amplo
Paredes, teto chão de matérias de fácil limpeza.
Bancadas fixas e impermeáveis
Porta fechada ou vai e vem
Ventilação: manutenção dos filtros de ar condicionado e capelas
Ter simbologia e sempre importante, não armazenar