Biossegurança
A Biossegurança é um conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização e eliminação de riscos para a saúde, ajuda na proteção do meio ambiente contra resíduos e na conscientização do profissional da saúde, com isso todo trabalhador deve ser informado quanto aos riscos aos quais esta exposto no desempenho de suas atividades, recebendo instruções quanto aos meios de prevenção e controle deste riscos, e quanto aos danos que podem ser produzidos a sua saúde. Apesar deste tema está sendo muito discutido e valorizado em dias atuais, o número de acidentes continua bastante elevado, na sua maioria com perfuro cortantes.
Acredita-se que o problema não está nas tecnologias disponíveis para eliminar e minimizar os riscos e sim, no comportamento inadequado dos profissionais, por isso deve-se tomar todas as medidas possíveis a ser consideradas para que os acidentes se torne uma exceção.
Risco Biológico
Todo profissional na área da saúde enfrenta no seu cotidiano inúmeras formas de contaminação, que em contato com a pele causa diversas doenças, que na sua maioria são atribuídas a vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. A preocupação com o tema risco biológico não é recente, ela vem sendo debatida desde a década de 1930 por Pike e Sulkin, pesquisadores norte americanos que ressaltam a importância das doenças adquiridas em laboratórios clínicos. Por isso é importante ressaltar que a muito tempo os riscos biológicos são frutos ou conseqüência da atividade humana.
Recomendações básicas
Todo profissional deveria ter a consciência dos procedimentos envolvendo microorganismos em laboratórios, devendo trabalhar com máxima atenção e considerar a sinalização das áreas de risco, além de todo material biológico como potencialmente infeccioso utilizando assim os EPIs e os EPCs.Toda a etapa dos experimentos deveria ser elaborada através de procedimentos operacionais padrão (POP), padronizando todas as ações para que diferentes técnicos