Biossegurança
“ É O ESTADO , QUALIDADE OU CONDIÇÕES DE SEGURANÇA BIOLÓGICA, DE VIDA E DE SAÚDE DOS HOMENS , DOS ANIMAIS E DAS PLANTAS, BEM COMO DO MEIO AMBIENTE, NÃO HIERARQUIZANDO ESSA PROTEÇÃO, DOS RISCOS ASSOCIADOS AOS ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS SEGUNDO A LEI 8.974/95 “. Esse conceito de Biossegurança foi, entretanto, ampliado pois os riscos não estão restritos somente aos OGM. O conceito a seguir está intimamente relacionado com os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, objetos de estudo do Núcleo , pois têm Riscos nas três esferas do conhecimento: * FÍSICOS, QUÍMICOS e BIOLÓGICOS.
“ É O CONJUNTO DE AÇÕES VOLTADAS PARA A PREVENÇÃO, MINIMIZAÇÃO OU ELIMINAÇÃO DE RISCOS INERENTES ÀS ATIVIDADES DE PESQUISA, PRODUÇÃO, ENSINO, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, RISCOS QUE PODEM COMPROMETER A SAÚDE DO HOMEM, DOS ANIMAIS , DO MEIO AMBIENTE OU A QUALIDADE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS “ .
QUALIDADE EM BIOSSEGURANÇA
Ainda dentro dessa visão da relação da Biossegurança com todos os ambientes e os seus riscos e não somente com microorganismos, a CTBio-FIOCRUZ define Qualidade em
Biossegurança:“CONJUNTO DE AÇÕES VOLTADAS PARA A PREVENÇÃO, MINIMIZAÇÃO OU ELIMINAÇÃO DE RISCOS INERENTES ÀS ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO, DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VISANDO À SAÚDE DO HOMEM, DOS ANIMAIS , A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DOS RESULTADOS “.
FILOSOFIA
Biossegurança tem uma visão holística pois não vê somente o acidente mas sim todos os fatores que levaram a ele.
· Qualidade em biossegurança visa o homem e o seu bem estar.
· Em Biossegurança a PREVENÇÃO é a razão principal;
· Não pode haver dúvidas – “Eu acho” não existe em Biossegurança !
RISCO E PERIGO
RISCO é o perigo mediado pelo conhecimento que se tem da situação. É o que temos como prevenir.
PERIGO existe enquanto não se conhece a situação. É o desconhecido ou mal conhecido.
Na atualidade o conceito de RISCO resulta do processo de