Biossegurança
Figura x
Fonte: http://dicasderadiologia.com.br/site/2012/04/manual-de-biosseguranca/
Contaminação é uma forma de transmissão de micro-organismo, dependendo de uma substância afetada por uma impureza radioativa ou infecciosa.
Em ambientes de beleza, como: Salões de Cabeleleiros, SPA ou Clinicas de Estética, basicamente o risco torna-se maior devido o contato direto com a cliente,e ou seja, com a pele, no entanto o uso de equipamento de proteção individual é indispensável em certos procedimentos.
O profissional de estética, durante a realização dos procedimentos, está exposto à uma grande variedade de micro-organismo, que podem ser causadores de doenças infecto-contagiosas.
Essa exposição acaba sendo facilitada, devido a proximidade do profissional com o cliente durante o atendimento, aumentando as chances de exposição do profissional a fluídos orgânicos, provenientes do contato com lesões presentes na pele do mesmo.
Levando em conta esses fatores de risco, é de fundamenta importância para o profissional adotar medidas de biossegurança, dentre elas, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI's), os quais incluem: luvas, avental, gorro, máscara e óculos de proteção.
O objetivo do trabalho é abortar, quais os principais equipamentos de proteção individual e suas funções na proteção do profissional, contra doenças como: herpes simples, hepatite B, hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose e até mesmo a AIDS. ( Maria Eveline C. Pereira, Marco Antonio F. da Costa, Paulo Roberto de Carvalho,2007)
Conceito de Biossegurança
Biossegurança é um conjunto de procedimentos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes a manipulação de agentes que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Riscos Físicos todas as formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores como: ruídos e vibrações, temperaturas excessivas e umidade, pressões anormais e