biossegurança nos serviços da área de saúde
Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2014/05/cinco-pacientes-morrem-em-hospital-de-fortaleza-infectados-por-bacteria.html Ao conhecer tal realidade, como o TST atuará na prevenção de doenças e na promoção da saúde, quais práticas você considera importantes para diminuir os riscos de infecção hospitalar e de infecção cruzada? Infecção Hospitalar
É aquela adquirida após admissão do paciente e que se manifesta durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
Infecção Cruzada
É a infecção ocasionada pela transmissão de um microrganismo de um paciente para outro, geralmente pelo pessoal, ambiente ou um instrumento contaminado.
Medidas de Prevenção
A higienização das mãos é a única medida mundialmente reconhecida como capaz de reduzir as taxas de infecções hospitalares. O uso de equipamentos de proteção individual também é considerado uma medida de prevenção contra contaminação de caráter coletivo. É importante que os profissionais de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), detenham o conhecimento específico sobre Infecção Hospitalar destacando a Infecção Cruzada para o seu controle através da prevenção.