Biossegurança na area da saude
O objetivo desta cartilha é fornecer orientações ao Trabalhador de Saúde sobre especificação, uso correto, limitações da proteção, guarda, manutenção e descarte de EPR utilizado para proteção contra a inalação de agentes biológicos, bem como sobre as exigências legais relativas ao uso desses equipamentos.
Parte da cartilha foi elaborada na forma de perguntas e respostas, organizadas de acordo com os seguintes assuntos: 1. Conceitos Básicos, 2. Proteção Respiratória e 3. Programa de
Proteção Respiratória (PPR). A descrição, as características e as limitações dos diversos tipos de
EPR são apresentadas no item 4 desta cartilha.
1. Quem é considerado Trabalhador de Saúde ?
Trabalhador de Saúde é todo o trabalhador que se insere direta ou indiretamente na prestação de serviços de saúde, no interior dos estabelecimentos de saúde ou em atividades de saúde, podendo deter ou não formação específica para o desempenho de funções referentes ao setor. O vínculo de trabalho com atividades no setor saúde, independentemente da formação profissional ou da capacitação do indivíduo, é o aspecto mais importante na definição de
Trabalhador de Saúde.
2. Como pode ocorrer a exposição aos agentes biológicos dispersos por via aérea ?
O doente ou portador, quando fala, tosse ou espirra, dispersa agentes etiológicos de doenças de transmissão aérea. Deste modo, qualquer pessoa pode ser exposta a esses agentes quando em contato com o doente ou portador, ao entrar em ambientes contaminados, ou ainda ao realizar procedimentos nestas pessoas.
3. Quais as vias de transmissão dos patógenos ?
As principais vias de transmissão são a via de contato e a via respiratória. Esta cartilha está direcionada para as patologias e os mecanismos de proteção das doenças de transmissão respiratória (por gotículas e aerossóis).
4. Qual é a diferença entre got ículas e aerossóis ?
As gotículas têm tamanho maior que 5 μm e podem atingir a via respiratória alta, ou seja, mucosa das