Biossegurança em Salões de Beleza
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
1 INTRODUÇÃO
Em função do grande crescimento econômico no país, observamos um aumento considerável na abertura de salões de beleza e clínicas de estética. Da mesma forma, a maioria da população, que antes não tinha condições, hoje pode cuidar mais da imagem pessoal buscando tratamentos especializados.
Após termos tido conhecimento das normas de biossegurança vigentes, a nossa surpresa foi observar, através de pesquisa realizada por questionário a diversos profissionais da área, que estas normas, na sua grande maioria, não são praticadas ou sequer conhecidas, causando um grande risco de contaminação, tanto para clientes como para profissionais.
O objetivo deste trabalho é apresentar os pontos fracos dos locais pesquisados e apontar as formas corretas de condutas bem como alternativas de divulgação destas informações para diminuir os problemas encontrados.
2 DESENVOLVIMENTO
A pesquisa foi realizada com a elaboração de um questionário simples, com perguntas relacionadas ao dia-a-dia das atividades profissionais. Cada participante do grupo realizou a pesquisa em seu bairro, desde estabelecimentos de beleza que estavam iniciando suas atividades até locais tradicionais. Os resultados encontrados foram tabulados e nos surpreendemos ao observar que a conduta dos profissionais em relação à biossegurança era muito semelhante.
As questões expostas foram em relação à higiene e limpeza do local, equipamentos de proteção individual e higienização e esterilização de material de uso comum entre os clientes.
Com relação à higiene e limpeza do local verificou-se que é realizada uma vez por semana uma faxina, com utilização de produtos como álcool e água sanitária para lavagem do chão e de banheiros. Durante a semana é realizada uma manutenção da