Biossegurança em clinica odontologica
A Odontologia representa profissão, por suas características, em que a distância entre paciente e profissional é pequena. O dentista está com sua boca muito próxima do paciente, existindo a possibilidade de, ao falar, lançar partículas de saliva nele. O uso de máscara protege o paciente, além de promover proteção contra a inalação ou ingestão dos aerossóis, protegendo as regiões da boca e nariz. Devem ser sempre utilizadas noatendimento de todos os pacientes e são obrigatoriamanente descartáveis. Devem apresentar boa qualidade de filtração e são seguras durante 1 hora de uso.
Quando do uso do aerossol do alta rotação, a segurança das máscaras é reduzida para 20 minutos (GLICK, 1996).
O uso do alta rotação para remoção de tecido dentário ou materiais de restaurações produz partículas que são arremessadas, com grande velocidade, no rosto do profissional e da auxiliar. É evidente que se não houver uma proteção entre a boca do paciente e o globo ocular do profissional, essas partículas contaminadas poderão atingir a córnea, lesando-a e contaminando-a. Existem relatos na literatura sobre presença de partículas de amálgama no globo ocular de dentistas que trabalhavam sem óculos protetores.
Existem também casos de infecções oculares graves por vírus do herpes simples produzindo úlcera dendrítica do olho, que pode levar a perda da visão.
Os óculos, com proteções laterais, devem ser utilizados por todos os membros da equipe odontológica e pelo paciente. Após o atendimento, os óculos contaminados devem ser lavados com sabonetes líquidos germicidas ou soluções anti-sépticas, enxaguados e enxugados com toalhas de papel.
As luvas devem ser usadas para a proteção do profissional e