biossegurança em centros de estética
Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal
Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia
Produção Textual – Individual
Rio Grande, 2014
A acne é uma doença inflamatória crônica que ataca em sua maioria a parte adolescente e os meninos, iniciando na puberdade. É uma doença causada por muitos fatores, porém o principal é a produção demasiada de sebo pelas glândulas sebáceas. A pele é formada por poros, que nada mais é, que uma abertura para um folículo que contém um pêlo e uma glândula sebácea. Essas glândulas ajudam a lubrificar a pele e remover células mortas. Quando estas produzem muito óleo, os poros podem ficar bloqueados, então sujeira, resíduos de maquiagem, cremes, bactérias e células inflamatórias se acumulam, esta acumulação dá origem ao chamado comedão, o topo do comedão pode ser branco (espinha) ou preto (cravo). A ingestão de comidas muito gordurosas e frituras, a falta de água, frutas, legumes e verduras aumenta vigorosamente a produção de oleosidade da pele.
Para tratar, a limpeza e higienização correta diária, com produtos para remover a oleosidade e as impurezas são imprescindíveis, assim como usar agentes com um PH mais próximo ao da pele, não excedendo a lavagem das áreas pois isto estimula a oleosidade. A hidratação deve ser feita a base de gel, oil free, livres de álcool.
Nas lesões mais graves deixam cicatrizes que atingem a derme e, nestes casos o indivíduo deve ser encaminhado para dermatologistas e alguns por esteticistas para aplicação de peelins químicos com baixa concentração ou peelin cristal e diamante que promovem a renovação celular. Existe o tratamento a laser ou luz intensa pulsada que são bastante indicados por proporcionar tanto a renovação celular quanto estimular a produção de colágeno dérmico.
O uso de retinoides tópicos associado a um antimicrobiano é significativamente melhor que uso de antimicrobianos sozinhos: o clareamento de comedões e lesões inflamatórias