Biossegurança aplicada em Hospitais
Biossegurança aplicada em Serviços Hospitalares
Outubro/2013
BIOSSEGURANÇA
O conceito de Biossegurança a seguir está intimamente relacionado com os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde “é conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento, tecnologia e prestação de serviços visando à saúde do homem, dos animais , a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados”.
A Biossegurança tem uma visão holística pois não vê somente o acidente mas sim todos os fatores que levaram a ele e a visando o homem e o seu bem estar.
BIOSSEGURANÇA EM UNIDADES DE SAÚDE
Nos serviços hospitalares há riscos físicos , químicos e biológicos e para cada um deles há normas específicas disponíveis visando proteger a clientela dos estabelecimentos a saber: o paciente, o trabalhador da saúde e o acompanhante. Além disso, e por definição , há ainda a preservação do meio ambiente.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos na área da saúde, tanto no atendimento direto ao paciente ou nas atividades de apoio, os colaboradores se entram em contato com material biológico. Como material biológico, sangue, secreções e excreções tipo vômito, urina, fezes, sêmen, leite materno, escarro, saliva e outros fluidos corporais. Estes materiais biológicos podem estar alojando microrganismos, por isso consideramos estes fluidos de pacientes ou os equipamentos e ambiente que tiveram contato com eles, como potencialmente contaminados por germes transmissíveis de doenças. Por não se possível identificar a presença de germes nestes equipamentos visualmente, sempre consideramos contaminados. Desta forma,os trabalhos sempre devem estar conscientes da importância de serem realizados com proteção ao manipular materiais, artigos, resíduos e ambiente sujos de sangue e/ou secreções.
Cuidados
• Lavagem das Mãos
A lavagem rotineira das mãos com