BIOSSEGURAN A NA SA DE P BLICA 2
SAÚDE PÚBLICA
ALUNOS:
BIOSSEGURANÇA
CONCEITO
É UM CONJUNTO DE AÇÕES VOLTADAS PARA A
PREVENÇÃO,MINIMIZAÇÃO E ELIMINAÇÃO DE
RISCOS PARA A SAÚDE ,AJUDA NA PROTEÇÃO
DO MEIO AMBIENTE CONTRA RESÍDUOS E NA
CONSCIENTIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA
SAÚDE,ESPECIFICAMENTE AQUELES QUE
TRABALHAM EM ÁREAS INSALUBRES,COM
RISCO VARIÁVEL.
RESÍDUOS HOSPITALARES
Um
paciente internado produz quase 7 kg de lixo hospitalar por dia.
Levando em consideração o número de pacientes em um hospital regular e o número de dias que esses pacientes ficam internados, o volume de lixo cresce muito; Estima-se que a faixa de lixo hospitalar gerado seja de aproximadamente 6.700 toneladas por dia;
Considerando o lixo não hospitalar gerado por profissionais de assistência à saúde (PASs), visitantes e outras pessoas no hospital, fica evidente que a questão do gerenciamento do lixo é importante para qualquer hospital.
Os
resíduos hospitalares, se descartados sem o devido tratamento ou ainda sem a observância das leis existentes,podem constituir perigo á população,aos profissionais de saúde e aqueles que participam do processo de manejo dos mesmos. Nos hospitais, esse tema cria enormes proporções quando discutido sob o foco da saúde do trabalhador.
Outros
aspectos, não menos importantes, emergem neste contexto como: os acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e infecções hospitalares.
No Brasil, a maior parte dos resíduos é descartada no meio ambiente sem qualquer tipo de tratamento,provocando o adoecimento da população e a desestruturação do meio ambiente.
CONAMA
Conselho Nacional do Meio Ambiente
Lixeiras
Coleta do lixo hospitalar
A
coleta desse lixo pode ser um processo de alto risco se não forem tomadas as precauções necessárias. As pessoas que coletam o lixo, incluindo a equipe de serviços ambientais, devem usar EPI para evitar exposição e acidentes com perfurocortantes.
Em
outras palavras, um recipiente de descarte de lixo deve estar o
mais