Biosseguran A Laboratorial
A biossegurança e fundamental em qualquer profissão, principalmente nas que manipulam substancias biológicas. Na antiguidade não se tinha uma noção dos riscos do manuseio de substratos ou fluidos biológicos , mas hoje com os estudos sobre infectologia está cada vez mais claro que a prevenção com a utilização de EPIs é uma das melhores formas de se trabalhar sem riscos quando se trata de produtos contaminantes ,não importando qual seja sua origem ,pode ser uma amostra de sangue ou de escarro,ou mesmo uma cultura de bactérias,na qual se busca um diagnóstico . Trabalhar em um laboratório pois ,qualquer que seja o seu tipo de atividade exige de seus integrantes o máximo cuidado ,não é admissível a qualquer profissional que trabalhe com análises clínicas ,a irresponsabilidade no manuseio de material contaminante , pois ele não está pondo em risco só a sua integridade ,mas a de todo o grupo do qual faça parte .
Riscos laboratoriais Hidráulicos e Elétricos Os riscos hidráulicos e elétricos devem ser observados criteriosamente de forma ordenada e atenta e sua responsabilidade deve ser atribuída a profissionais e técnicos com formação na área específica para minimização dos riscos de inundações, choques elétricos e incêndios. Todos os trabalhadores do setor, sem exceção, devem saber manipular correta e adequadamente os diversos aparelhos de controle e contenção de fogo (extintores específicos) em casos de acidente de causa química ou elétrica.
Sanitários
A manipulação, acondicionamento temporário e descarte de resíduos tóxicos e contaminados dos setores devem ser acompanhados segundo recomendação técnica da instituição e/ou órgão responsável no município, cidade ou estado. O resíduo final é responsabilidade da Unidade que a produziu e que deve estar preocupada em informar sobre o tipo de resíduo gerado no estabelecimento e solicitar apoio à autoridade pertinente no âmbito do município, cidade ou estado, segundo Resolução nº 5 de