biosegurança
Diagnóstico e tratamento de doenças através do uso de radiação. Cintilografa; método que permite identifcar num tecido, ou órgão interno, a presença de um preparado químico, ou medicamento radioativo, para seguir o seu percurso pela emissão de radiações.
Raio X
O Raio X, emissões eletromagnéticas com poder de penetração em objetos opacos.
Tomografia
Técnica assistida por computador, em que dados de diferentes perfs são combinados e calculados para formar imagens "em fatias" dos objetos analisados, sendo comum o seu uso, atualmente, em medicina. Ressonância Magnética
A Ressonância Magnética (R.M.) é um método diagnóstico que se utiliza de um forte campo magnético e ondas de radiofrequência para a obtenção de imagens.
O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta defnição dos órgãos de seu corpo.
Os Perigos da Radiação
A radiação danifica os tecidos vivos, de modo que as pessoas que trabalham com material radioativo devem se proteger.
Compartilhar no twitter
Os Perigos da Radiação
Na imagem ao lado, soldados americanos observam teste atômico em 1951: expostos à radiação.
A radiação danifica os tecidos vivos, de modo que as pessoas que trabalham com material radioativo devem se proteger.
Os raios alfa e beta são absorvidos mais facilmente, mas os raios gama são muito mais penetrantes. Os elementos de núcleo atômico alto absorvem melhor os raios gama, em comparação com os de baixo número atômico. A radiação em excesso pode causar câncer, a multiplicação acelerada e desenfreada de células de certas regiões do corpo.
Os efeitos biológicos da radiação são diversos, entre eles o desenvolvimento de tumores, leucemia, queda de cabelo, redução na expectativa de vida, indução à mutações genéticas,