Bioquímica básica
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
PROVA DE CONSULTA - RESPOSTAS
Feira de Santana
2015
DAIAN DA CRUZ DIAS
AYROM SANTOS
PROVA DE CONSULTA - RESPOSTAS
Feira de Santana
2015
RESPOSTAS
1) Aldeído, cetona, carboxila, amina, fosfato, tioéter e álcool.
2) A definição protônica defini um acido, como toda substancia(molécula ou ion) capaz de liberar um próton (h+), e uma base, como toda substancia ( molécula ou ion ) capaz de receber um próton.
Ex: H2SO4(l) 2H+(aq) + SO42-(aq) ou
H2SO4 + 2 H2O 2 H3O+(aq) + SO42-(aq)
H2SO4 2 H+ + SO42- (com CH3COOH como solvente)
3) O bicarbonato é o principal responsável pelo tamponamento do sangue humano e é geralmente encontrado nos fluidos corporais na forma de bicarbonato de sódio. O bicarbonato mantém o pH do sangue numa faixa segura compreendida entre 7,35 e 7,45, restringindo às variações de pH para cima ou para baixo desses valores.
- Quando um ácido é adicionado ao sangue, o bicarbonato do tampão prontamente reage a ele; a reação produz um sal, formado com o sódio do bicarbonato e o ácido carbônico. Essa reação diminui a quantidade de bases e altera a relação entre o bicarbonato e o ácido carbônico. O ácido carbônico produzido pela reação do bicarbonato do tampão, se dissocia em CO2 e água; o CO2 é eliminado nos pulmões recompondo a relação do sistema.
- Quando uma base invade o organismo, o ácido carbônico prontamente reage a ela, produzindo bicarbonato e água. O ácido carbônico diminui. Os rins aumentam a eliminação de bicarbonato ao invés do íon hidrogênio, reduzindo a quantidade de bicarbonato no organismo, para preservar a relação do sistema tampão.
De forma geral, quando um indivíduo tem o pH sanguíneo abaixo para níveis inferiores a 7,35 diz-se que ele está com acidose. Quando o pH sanguíneo aumenta a níveis superiores a 7,45 diz-se que o mesmo está com alcalose. Quando a alcalose ou acidose são obtidas por alteração da freqüência