Bioqumica
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: Fonte de energia, reserva de energia, estrutural e matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças à grande abundância, no reino vegetal, de dois polímeros da D-glucose, o amido e a celulose. O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso.
Os monossacarídeos, também chamados de açúcares simples, consistem numa só unidade cetônica. O mais abundante é o açúcar de seis carbonos D-glucose; é o monossacarídeo fundamental de onde muitos são derivados. A D-glucose é o principal combustível para a maioria dos organismos e o monômero primário básico dos polissacarídeos mais abundantes, tais como o amido e a celulose.
O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict) é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose. O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitosíons OH-); e pode ser preparado através do carbonato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico.
2. Objetivo do experimento;
Executar testes qualitativos para reconhecimento de carboidratos.
3. Procedimento experimental;
4.1 Material utilizado
* Pipetas * Tubos de ensaio * Reagente de Benedict * Estante * Água * Amostras * Etanol
4.2 Procedimento
Teste de Benedict
Marcou-se 7 tubos de